domingo, 14 de setembro de 2008

A importância de se desenvolver um bom trabalho em sala de aula.

Estava Eu, hoje lendo alguns e-mails e um me chamou muita atenção, quando esse falava sobre "A importância de ser Professor de crianças", o quanto para a formação dessas crianças somos espelhos, e mesmo eu já sabendo disso, me tocou e muito. Quando uma criança aprende a ler e a escrever com nosso auxílio, é tão gratificante que não se pode mensurar.
Vou escrever o artigo na integra, assim você também terá o prazer de sentir o que Eu sentir, a fonte é:
JORNAL VIRTUAL PROFISSĂO MESTRE

Educar para a vida: o trabalho, o carinho e a técnica do professor

A influência psicológica mais marcante que a criança recebe, principalmente no início de sua escolaridade, é do professor, podendo ser comparada apenas com àquela que exercem os pais.

A adaptação na escola, o desenvolvimento cognitivo e emocional, a personalidade e o desempenho acadêmico da criança refletem, em grande parte, o trabalho, o carinho e a técnica do professor.

No dia-a-dia da creche, o professor precisa promover o bem-estar emocional da criança, aliviar suas tensões, problemas e receios, propiciando um espaço onde ela possa se sentir bem acolhida, onde não se sinta repreendida ou humilhada, onde saiba que tem o direito de errar e de se expressar livremente, podendo contar seus desejos, anseios, segredos, apreensões e alegrias.

Propiciando este bem-estar emocional, as crianças ficarão mais tranqüilas, interessadas, participativas e motivadas a aprender todo o conteúdo que temos a oferecer.

O professor precisa estar sempre atualizado, ler muito, tomar conhecimento dos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e, principalmente, enxergar cada criança como ser único que ela é, e não como mais uma na sala de aula.
No contexto social, o professor é o primeiro mentor que a criança tem na vida, fora da família. É fato que as crianças dependem dos professores para se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade. Sabemos que a cidadania, a política, as condições socioeconômicas e a saúde têm início na educação, na escola. Quanto pior é a escola, mais submisso, vulnerável e ignorante um povo se torna.

Não podemos pensar sobre a educação sem analisar o contexto social, político e econômico em que ela é gerada. Devido ao quadro de desigualdade, de heterogeneidade que caracteriza a sociedade brasileira, nossa educação é considerada uma das piores do Mundo.

Segundo o Projeto Pisa (Pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avaliou alunos de 40 países, o Brasil ficou com 37º lugar em Leitura, 39º lugar em Ciências e 40º lugar em Matemática! A pesquisa também mostrou que 80% dos nossos estudantes está entre o nível de aprendizado insuficiente e péssimo.

Este é o resultado de um país onde a educação deixou de ser a prioridade, em detrimento a inúmeros interesses secundários, haja vista o orçamento destinado aos salários de quem educa. Sob este aspecto, precisamos pensar na formação e função do professor como “construtor” das bases de uma criança, não apenas pelo que ela é, mas também pelo que ela virá a ser para o mundo.

Transmitam às suas crianças conteúdos válidos para a vida e adotem o ato de educar e cuidar. Não esperem receber crianças prontas para aprender, se preparem para o sabor da vitória de ensinar a pensar e a agir.

Sejam agentes de transformação da sua comunidade através da educação dos seus alunos. Sejam profissionais felizes e elogiados no seu meio, façam diferente!

Além de pensar no Professor como alguém que faz parte da vida de seus alunos, devemos saber que existe uma responsabilidade muito grande nos resultados que apresentamos ao decorrer de nosso trabalho em sala de aula, a Educação necessita urgentemente de um novo olhar, por parte de todos, Governo, Pais, Professores e demais Sociedade, na verdade a Educação grita por SOCORRO!!!

Será que, já entregamos os pontos? Pense e reflita.

Abraços.

2 comentários:

De bem com a vida!!! disse...

Romélia o texto realmente é bem interessante e assim como aprender, é construir competência: é conseguir fazer o que antes não se conseguia fazer, e, portanto, envolve ampliação da autonomia. Ensinar também é aprender atraves de suas próprias competencias e o professor é e será sempre esse mediador.

maira.univima disse...

Romélia!!!

Teu blog tá ficando muito bom!!!!
E estás recebendo visitas hein!!! Que sucesso!
Estou primeiramete entrando em todos e depois vou escrever mais sobre cada postagem ok???
Bjão Maira