domingo, 21 de setembro de 2008

Aprendizagem Ativa








Embora nenhuma aprendizagem seja totalmente passiva ou totalmente ativa, é evidente que o grau de passividade do aluno é o centro de estudos das teorias que buscam uma transformação no cotidiano escolar. É por exigir do estudante uma postura ativa que suas características devem ser compatíveis com as teorias de aprendizagem ativa. Portanto, reservar-se a elas uma atenção especial.

Quando alunos se envolvem em projetos de aprendizagem, sua aprendizagem deixa de ser passiva e passa a ser ativa: para aprender, eles precisam fazer algo que vá além de prestar atenção. Esse aspecto ativo da aprendizagem, fazer algo, não significa necessariamente, envolver ação física, não estando ela totalmente excluída desse processo.

As principais modalidades de aprendizagem ativa segundo Chaves, são:

· Aprendizagem Exploratória, por Observação e Imitação, Investigação e Pesquisa, Estudo e Reflexão.

· Aprendizagem Colaborativa, por Troca de Idéias, Diálogo, Discussão, e Crítica.

Paulo Freire, que diz que "ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo", pois o ser humano se educa em sua convivência. É importante esse pensamento para não esquecer, porém, que a interação entre os seres humanos pode ser direta ou indireta, interativa ou não-interativa, havendo interatividade e integração com certeza haverá compreensão na busca por conhecimento.

Com o surgimento das novas tecnologias, professores passaram a temer uma possível substituição do homem pela máquina, fato esse completamente fora de cogitação, assim como não aconteceu com o advento da escrita, as pessoas não deixaram de se comunicar oralmente; com a implantação da imprensa não fez com que as pessoas deixassem de escrever com as próprias mãos; como a fotografia não substituiu a pintura, assim como a televisão não substituiu o teatro ou o rádio. Certamente, o surgimento de cada uma dessas tecnologias modificou, de alguma maneira, a tecnologia anterior, e trouxe novidades assim como não foi capaz de substituí-la por completo. Cada tecnologia possui seu alvo, características próprias e são adotadas nos casos e contextos em que caiba seu uso com coesão e coerência, dentre todas as tecnologias existentes, a aprendizagem ativa colabora com o desenvolvimento peculiar de cada aluno ou professor.

Não podendo generalizar dizendo que as tecnologias, por si mesmas, não determinam nada; não são boas, nem más, essa visão como causas do mal contemporâneo, é muito simplista e tendenciosa, homem-máquina e a Internet, com sua rede infinita de hipertextos, podem usufruir o que se tem de melhor do gênero.

Eventualmente, a inovação tecnológica pode gerar grupos de excluídos e marginalizados podendo provocar o desaparecimento de métodos antigos, formas de pensamento ou conhecimento. Entretanto, é enorme a quantidade de pessoas no mundo que não têm acesso a uma simples linha telefônica; pessoas que não sabem ler e escrever e por ai vai, constituindo assim, um grupo de excluídos. A exclusão por si não pode privar o homem de vislumbrar formas de uso das novas tecnologias que estão ao seu alcance e que contribuam para o desenvolvimento social como um todo.

Nessa perspectiva, características da aprendizagem ativa são relacionadas para melhor compreensão de todos:

· Os alunos ficam mais envolvidos quando existe algo mais do que só ouvir.

· Coloca-se menos ênfase em transmissão de informações, e mais no desenvolvimento das habilidades dos alunos.

· Os estudantes se envolvem em pensamento de nível superior (análise, síntese, avaliação).

· Os estudantes se engajam em atividades (p.ex.: leitura, discussão, escrita).

· Coloca-se maior ênfase na exploração que os estudantes fazem de suas próprias atitudes e de seus próprios valores.

Visando uma transformação pedagógica e interdisciplinar nas escolas a aprendizagem ativa visa essa mudança no fazer pedagógico de cada professor, com diferentes formas de aprendizagem ativa, como: pensar, escrever e fazer.

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