domingo, 7 de setembro de 2008

Estudante DIGITAL


Na era que os alunos não fazem leitura somente através de livros, mais principalmente pelos meios digitais, pela internet, livros on-lines, revistas on-lines, comunidades virtuais, e-mails, orkuts, salas de bate-papos, blogs, criam páginas Web, filmam seus pequenos vídeos domésticos, etc., e tudo isso é aplicado na área da Educação, alunos superam suas expectativas e professores realizam uma educação de qualidade e futurísticas para alguns. Alguns que ainda não reconhecem nessas ferramentas as possibilidades de crescer com seu aluno e superar o medo do uso das novas tecnologias ao seu favor.

O uso das novas tecnologias não surge para acabar com as aulas tradicionais, onde o professor está presente na sala de aula, onde o conteúdo é exposto, onde o aluno e professor desenvolvem seus papeis da melhor forma possível, e a educação é desenvolvida para fins específicos e de qualidade pessoal e coletiva. Entretanto, o uso das novas tecnologias, que já não são tão novas assim, ainda é uma barreira, espera-se que para o futuro não tão distante, a educação esteja mais ligada ao uso dessas tecnologias do que hoje, e para tanto o Professor tem papel fundamental nesse processo de expansão e construção do conhecimento.

Nessa perspectiva as escolas públicas municipais e estaduais do Brasil vêm lançado mão da Informática como ferramenta de educação, se esforçando para promover a inclusão digital de uma parcela cada vez maior da população, em especial os estudantes, e, em vários casos, está atingindo esta meta, criando centros de Informática nas periferias, em escolas e entidades assistenciais e associações de bairros. Nestas escolas, são comuns as atividades interdisciplinares em que os estudantes têm como principal ferramenta de aprendizagem a informática. E através desta ferramenta e de uma nova perspectiva de aprendizagem alunos e professores através de Projetos específicos conseguem realizar e desenvolver seus objetivos, buscando uma aula dinâmica que faça o aluno buscar, criar e desenvolver sua autonomia diante dos objetivos propostos.

Com o advento da internet na educação existem os pontos positivos e negativos, como pontos positivos, pode-se destacar: a interdisciplinaridade que acontece quando o Professor propõem um tema; a inserção de outros recursos multimídias aos textos que favorecem a leitura não-textual, como a visual e auditiva, favorecendo a compreensão e não uma decodificação mecânica. E como ponto negativo, quando o aluno fugindo um pouco do assunto inicial, o professor deve chamar a sua atenção para o assunto tratado e quanto à produção textual, que são os vícios de linguagem ao se utilizar abreviações, semânticas e sintaxes incorretas como as utilizadas nos bate-papos e orkuts, chats e alguns fóruns. O que pode dificultar as produções textuais quando se utilizar a linguagem culta e não coloquial, sem se fazer mão dos recursos tecnológicos.

Com todas essas ferramentas a disposição do professor e do aluno partir para uma Educação dinâmica e revolucionária, já não é coisa de ficção, mas um projeto que pode ganhar vida e desenvolver habilidades e competências, para tanto é preciso explorar melhor as ferramentas, escolher as mais adequadas ao que pretendemos implementar, e aprender a manuseá-las com vontade de usa-las. Um projeto com recursos deste tipo ao processo de aprendizagem é permite pôr os alunos em contacto com pessoas reais, do mundo real, para desenvolver tarefas reais do nosso dia-a-dia.

É cada vez mais imprescindível que o maior número possível de nós se aventure no mundo da Web, explore as suas vastas potencialidades, dê vida a projetos e, assim, contribua para uma mudança inevitável na Educação e acompanhar o que se passa no mundo real que está hoje muito mais facilitado, as ferramentas são cada vez mais intuitivas, amigáveis e simples de manusear, os alunos devem ser desafiados com tarefas novas e inovadoras, a que reagem com muito entusiasmo e empenhamento. O mundo real fora da escola não pára. Adotemos estas novas ferramentas, começando pequeno, de uma forma modesta e discreta, e evoluindo gradualmente à medida que a nossa experiência aumenta.

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